Fotomontagem

  • 0

Fotomontagem

Hoje resolvi fazer uma fotomontagem para o Cascais Jazz Club, que tem presente dois dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do jazz em Cascais e até em Portugal inteiro. Maria Viana e António Salgueiro.

 

Esta foi a obra que criei:

fotomontagem Jazz em Cascais

 

 

Para fazer esta obra utilizei duas fotografias, ambas captadas por mim no clube de Jazz de cascais.

 

A fotografia que utilizei para base foi esta:

António Salgueiro por Xicofran

 

Que é um quadro feito pelo artista plástico Francisco Xicofran Fernandes e que esteve em exposição no Cascais Jazz Club a 19 de Maio de 2016

 

A segunda fotografia que utilizei foi esta:

 

Maria Viana

 

Que foi uma das muitas fotografias que tenho da Maria Viana a actuar ao vivo no clube. Neste caso em concreto a fotografia é de 09 de Setembro de 2016, data em que actuaram juntos no clube Maria Viana, Nana Sousa Dias e Paulo Mattar.

 

O segredo para se fazer uma boa fotomontagem é em primeiro lugar ter-se imagens de base com grande qualidade, para que se torne simples de as trabalhar sem que percam qualidade- E em segundo lugar, mas não menos importante do que a anterior é ter-se uma ideia definida do que se pretende obter como resultado final. Hoje em dia é fácil perdermos o rumo quando confrontados com tantas opções diferentes. Um bom truque é fazer um primeiro esboço muito primitivo e a partir dai trabalhar nele até se obter a imagem desejada.

 

 

Perguntas Frequentes:

 

Como criou esta composição?

  • Para criar esta obra utilizei diverso software diferente, o principal foi o Adobe Photoshop

 

Tem mais fotomontagens semelhantes?

  • Sim, tenho diversas fotomontagens criadas e podem ver algumas na minha galeria da página viewbug

 

Quanto tempo demora a fazer uma fotomontagem?

  • Essa é uma pergunta complicada para se responder, é como perguntar a um pintor quanto tempo demora para pintar um quadro, se for um projecto simples com tudo bem definido e já se tiver todas as ferramentas necessárias pode ser uma questão de minutos para se criar algo assim tecnicamente. Mas existe a parte criativa em que se tem de formar uma ideia, depois é preciso passar para a investigação e descobrir se é possível ou não de se concretizar, finalmente a parte mais técnica em que se tenta juntar tudo da melhor forma para conseguir o resultado final e o tempo que se demora em cada uma das partes é muito relativo consoante o individuo e a ideia que se tem.

 

Pode me fazer uma fotomontagem?

 

Quanto é que algo assim me pode custar?

  • Não me é possível dar um preço fixo sem saber ao certo o que é necessário de fazer. Todas as fotomontagens são únicas e feitas à medida de cada um, consoante o tempo que eu vá precisar para concretizar o projecto irá variar o preço do orçamento que lhe posso entregar.
Comenta com o Facebook

Leave a Reply