Fotografia profissional e amadora-diferenças

  • 0
Fotografia profissional e amadora

Fotografia profissional e amadora-diferenças

Neste artigo vou falar acerca das principais diferenças entre a fotografia profissional e amadora

Fotografia profissional e amadora

A principal diferença entre um amador e um profissional é que o profissional utiliza a fotografia para se sustentar e como tal tem de agradar os seus clientes não podendo dar-se a certos luxos a que um fotografo amador pode dar-se como tirar fotografias más tecnicamente (desfocadas ou com o sujeito desenquadrado)

Um profissional deve de saber vender a sua foto e deveria ter todos os conhecimentos teóricos básicos, perceber como funciona a base da fotografia, tem de conhecer de lés a lés as regras da composição e enquadramento, deve de ter um reportório de poses para diversas situações desde festas sociais em que tem de retratar uma pessoa ou um grupo, passando por casamentos em que tem de fazer uma sessão fotográfica prolongada da noiva. E muito importante um fotografo profissional tem de o parecer quando está a trabalhar não convém ir com uma camara fotográfica ultra compacta, fotografar sem um flash próprio usando o flash pop up da máquina, não apenas pelo resultado final que até podem ser os mesmos, mas por uma questão de respeito pelas expectativas do cliente que contratou o profissional precisamente por ter alem dos conhecimentos material que o cliente não possui.

Ou seja um fotografo profissional está mais inclinado para a venda do seu produto (fotografia)

Tem de ter todos os conhecimentos básicos de fotografia, como se dá o processo de captação da imagem.

Um fotografo profissional está munido de diversas ferramentas e conhecimentos para lidar de forma imediata com cada situação.

O resultado final das fotografias de um fotografo profissional tenta agradar sempre o cliente seguindo as directivas dadas pelo próprio.

Já um fotografo amador não tem a necessidade de agradar o cliente final o que lhe dá toda a liberdade para experimentar com a sua máquina, a fotografia amadora está mais ligada à arte.

Características da fotografia amadora e profissional:

Amadora

Profissional

Liberdade criativa total Procura os resultados que o cliente deseja dentro do orçamento disponível
Precisa de fontes de rendimento para adquirir o material Rentabiliza o equipamento utilizado
Muitas vezes não tem o seu valor reconhecido É lhe reconhecido o valor com muita facilidade (nem sempre justamente)
Não tem acesso a certas áreas que um profissional pode ter Tem acesso privilegiado a diversas áreas e eventos
É livre de criticas pelos seus resultados Tem de obter o resultado esperado pelo cliente
Pode repetir a mesma foto inúmeras vezes até obter o resultado pretendido Regra geral apenas dispõem de 1 ou 2 disparos para conseguir o resultado final

Resumindo um amador faz o que quer quando quer dentro dos limites do seu orçamento e da sua criatividade. Um profissional deve estar munido de um bom equipamento e de todos os conhecimentos teóricos necessários ao exercício da sua profissão de forma prática e eficaz.

Um amador pode e deve experimentar com o seu equipamento e as suas experiências muitas vezes conduzem a resultados muito populares nesta época em que vivemos dominada por redes sociais. Um profissional deve conseguir vender a fotografia ao cliente e estar preparado para as inúmeras situações diferentes com que se vai deparar.

Estas são as grande diferenças entre a Fotografia profissional e amadora.

Pode consultar os meus serviços profissionais AQUI

Comenta com o Facebook

Leave a Reply