fotografia para casamento – os estilos

  • 0

fotografia para casamento – os estilos

Estilos de fotografia para casamento

Existem inúmeros estilos diferentes de fotografia para casamentos, neste artigo vou abordar os três principais estilos que são:

  • O estilo clássico ou tradicional
  • O fotojornalismo para casamentos
  • A fotografia contemporânea para casamentos

Clássica ou tradicional

casamentoA fotografia tradicional de casamento era o único estilo existente até que surgiu a nova era digital, o que a tecnologia digital permitiu foi que fotógrafos (e casais) não se preocuparem com o custo do filme por cada fotografia que tirem, consequentemente agora tiram 10 fotos para cada posição escolhendo depois a melhor. A fotografia de casamento convencional deve ser dominada por disparos cuidadosamente calculados dos convidados, da festa de casamento e apenas dos noivos.

Na fotografia de casamento tradicional raramente são capturados momentos espontâneos, neste estilo de fotografia deve-se concentrar e planear com antecedência os momentos-chave, por exemplo a preparação da noiva (a vestir-se), o noivo com o padrinho, entrada na limusina, chegada ao altar, as fotografias de grupo com os convidados, o copo de água, etc.

Este estilo envolve uma grande quantidade de intervenção do fotógrafo e uma grande quantidade de tempo gasto com as preparações formais. As imagens resultantes apesar de documentos dos participantes, podem não reflectir a atmosfera de alegria e a emoção do dia do casamento.

Fotojornalismo

Fotografia de casamento estilo reportagemO foto-jornalismo é um estilo fotográfico muito antigo, mas é relativamente novo para a fotografia de casamento. Este estilo que se tem vindo a popularizar caracteriza-se por uma abordagem natural do fotógrafo, que segue o casal e os convidados durante todo o dia registando todos os eventos do casamento à medida que vão acontecendo, de uma forma discreta.

O objectivo principal do fotógrafo neste estilo de reportagem é fazer uma história narrativa fora do casamento, são capturados momentos naturais e honestos ao invés de poses pré configuradas. Este é um método sobretudo acerca da observação, antecipação e espontaneidade. Estas imagens vão transmitir emoção genuína com um charme adicional consoante a visão artística do fotógrafo e a sua percepção.

Contemporânea

casamento em Sintrafotografia de casamento contemporânea é parcialmente inspirado pela fotografia de moda. O fotógrafo vai dar ênfase na criação de um alto impacto visual através de imagens interessantes e fora do convencional. Embora as fotografias sejam estudadas e compostas, estas são menos formais ou rígidas que as tradicionais. O fotógrafo tem como objectivo encontrar pontos interessantes como pano de fundo, acessórios e usa ou cria efeitos de luz fortes e ângulos incomuns. As imagens criadas desta forma, vão necessitar de um grande tratamento na pós-produção o que vai alongar os prazos de entrega do trabalho final.
Devido à natureza destas fotografias criadas artificialmente, as imagens resultantes podem não representar plenamente a originalidade e singularidade do casamento. É o estilo do fotógrafo que vai dominar esta reportagem de casamento, consequentemente vai-se perder o aspecto mais tradicional e familiar do álbum de casamento típico,
Estes são os três principais estilos para se efectuar uma reportagem fotográfica de casamento, como se deve compreender os dois últimos estilos de fotografia de casamento, o estilo contemporâneo e o estilo de foto-jornalismo convém complementarem-se com partes da reportagem tradicional e a reportagem clássica de casamentos também deve de capturar os pontos fortes dos outros dois estilos para se complementar,

 

 

Para saber mais acerca de como escolher o fotografo de casamentos certo para si pode consultar este ARTIGO

Se desejar verificar os meus serviços de fotografia para casamento verifique este LINK

 

 

Comenta com o Facebook

Leave a Reply