Fotografia Fisheye vantagens desvantagens como corrigir

  • 0

Fotografia Fisheye vantagens desvantagens como corrigir

As lentes Fisheye têm vindo a aumentar a sua popularidade devido à redução dos preços e graças à popularidade de câmaras como a GoPro.

Vantagens de lentes Fisheye são as seguintes:

– Criarem fotografias mais dinâmicas que as tradicionais

– Darem um efeito um pouco surrealista às fotos, quase como uma pintura de Dali

– Os preços de lentes com efeito Fisheye são muito mais baratos que o de lentes tradicionais

– Com lentes Fisheye consegue criar panoramas realmente imersivos de 360º

 

As desvantagens são:

– Distorcem a imagem, esta é a maior e principal desvantagem de uma lente fisheye, a lente cria um efeito de “barril” o que permite um angulo de visão muito superior ao das lentes normais, mas vai arredondar principalmente as bordas das fotografias, dificilmente consegue linhas rectas

– Tem uma profundidade de campo muito extrema, o que provoca que tudo na foto esteja focado, não é possivél focar apenas o ponto de interesse principal e desfocar um pouco o fundo

As fotografias resultantes da utilização de lentes com o efeito “fisheye” são muito diferentes das obtidas com lentes normais e é uma questão de gosto pessoal se gosta ou não do efeito que elas trazem.
Mas se é um fotografo profissional, dificilmente vai conseguir vender imagens que estejam distorcidas, se precisa de utilizar uma lente fisheye para um serviço mas precisar de remover a “distorção” causada, também existem formas de o fazer através de software.

 

Corrigir a distorção de fotografias Fisheye

Se possui o software Photoshop com, o primeiro passo é fazer o download do “profile” para a sua lente através deste link
Abre a fotografia no Photoshop e aceda ao menu filtros > correcção de lentes e procure pela sua lente, quando a encontrar na lista, o software irá fazer a correcção automaticamente, clique em Ok e salve a sua nova fotografia.

Se não tem o software Photoshop, ou pretende um pouco mais de controle sobre as mudanças, tem uma opção gratuita que é o GIMP

Para fazer a correcção de lente através do GIMP basta aceder ao menu Filtros > Distorção > Distorção de lentes. E jogar um pouco com os valores até estar do seu agrado.
Para finalizar este artigo vou explicar como corrigir a distorção de uma lente samyang 8mm fisheye através do GIMP.

Se ainda não o fez pode descarregar o GIMP gratuitamente neste link

Instale o GIMP no seu computador.
Corra o programa
Abra a fotografia que deseja corrigir – Ficheiro > Abrir
Aceda ao menu Filtros > Distorções > Distorção de lentes
Nos primeiros três paramentros insira os seguintes valores:
-100, 50, -20
Clique no OK e salve a sua nova imagem

Esta é a forma mais simples de corrigir o efeito Fisheye de uma lente samyang 8mm. eficaz e totalmente gratuito.

 

Foto com efeito fisheye

Foto com efeito fisheye sem estar corrigido

Samyang 8mm fisheye corrigido

A mesma foto depois da correcção apresentada em cima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é o tipo de imagens que uma lente Fisheye nos permite capturar, nas duas fotos que se seguem vemos o DJ Paulo Silva e o DJ Ruynas durante o seu espectáculo do dia 15-07-2016 no Bar do Guincho em Cascais.

Bar do Guincho 8mm Samyang Fisheye Bar do Guincho 8mm Samyang Fisheye

 

 

 

 

 

 

 

Continue a acompanhar-me para ver os novos artigos que vou fazendo e ter acesso às fotos que vou tirando.

 

 

 

 

 

Comenta com o Facebook

Leave a Reply