Facebook disponibiliza Software de identificação

  • 0

Facebook disponibiliza Software de identificação

Facebook disponibiliza Software de identificação de imagens

Se utiliza o Facebook, com certeza já reparou que quando faz o upload de uma fotografia ele reconhece automaticamente rostos, pessoas e objectos/locais.

Isto acontece devido a software criado por eles que em questão de segundos consegue isolar todos os componentes da foto e identificar o que são as pessoas e o que são os objectos.

Em Agosto de 2016 o Facebook anunciou que vai tornar este software disponível para o uso publico.
Para começar o Facebook lançou três algoritmos principais: DeepMask, SharpMask e MultiPathNet.

O DeepMask é o algoritmo que o Facebook utiliza para segmentar os diferentes objectos de uma fotografia.

identificacao facebook

A ideia do Facebook ao disponibilizar este código ao publico gratuitamente, é o de conseguir milhões de trabalhadores gratuitos, que como na maior parte de projectos opensource seguindo o exemplo do Linux ou do GIMP, vão desenvolver as suas capacidades e criar plugins que vão deixar este software bastante mais poderoso do que já o é e corrigir eventuais erros e falhas do mesmo.

Para nós utilizador final isto são boas noticias pois vamos ganhar acesso a mais uma poderosa ferramenta de forma gratuita.

Download da aplicação de identificação de fotos do Facebook

Se querem fazer o “download” desta ferramenta, penso que não é assim tão simples. Supostamente o código está disponível na página do Facebook para desenvolvedores e deve de estar apenas o código e não propriamente o ficheiro executável. O que isto quer dizer é que apesar de ser muito boas noticias para desenvolvedores, o simples utilizador ainda não tem um link oficial para fazer o download da aplicação.

Comenta com o Facebook

Leave a Reply