Arquivo Fotográfico de Cascais

A Fotografia César tem o maior arquivo histórico de fotografias de Cascais.

O seu espólio fotográfico vem não só das centenas de fotografias que César Cardoso foi tirando por Cascais desde 1940, mas também de centenas de fotografias e postais que foram sendo comprados tanto por César Cardoso como pelos seus filhos, que nos permitem ter uma colecção de fotografias históricas extremamente abrangente!

 

construindo-cascais Assistimos à Construção de Cascais

 

 

 

 

 

 

Vimos a monarquia a tomar banhos na nossa praia rei-d-carlos-praia-cascais

 

 

 

 

 

 

 

 

concurso-contrucoes-areia

Fotografamos eventos grandes e pequenos em Cascais

 

 

 

 

 

 

 

Assistimos a todas as mudanças da nossa Vila  Ribeira das Vinhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se procura uma fotografia de Cascais entre em contacto comigo através dos Contactos desta página que vou fazer todos os possíveis para a encontrar.

 

Nesta página vai encontrar várias dezenas de fotografias antigas de Cascais. Naturalmente ainda a preto e branco, muitas delas anteriores a 1940, temos imensas fotografias do período dourado de Cascais em que a monarquia de diversos países da Europa como Espanha, Itália, Bulgária estiveram a viver em Portugal. Aliás o rei D. Carlos de Espanha era um fascinado pela fotografia e foi um dos grandes responsáveis pela existência deste registo fotográfico tão extenso dessa época.

 

Como para alem da paixão por fotografia também partilho de paixão e curiosidade por história, faço esta página para desvendar um pouco da história por trás de algumas das fotografias que publiquei na galeria de Fotografias de Cascais Antigo

 

Fotografia com Rei D.Carlos e o fotógrafo

nobres-centro-cascais

 

 

 

 

Esta fotografia foi tirada por volta do ano 1936 em Cascais. Na fotografia podemos ver diversas pessoas, entre elas a que está mais perto da câmara, o sr de bigode chapéu e mala era o fotografo do rei D. Carlos (o saco que traz a tiracolo era o saco onde transportava a máquina) . O rei é o senhor que tem sapatos com uma faixa de tom mais claro

 

Estação de Cascaes

 

estacao-de-cascaes

 

 

Nesta foto podemos ver a estação original de caminhos de ferro de Cascais, que então tinha a particularidade de não se chamar Cascais mas sim Cascaes.

 

 

 

 

 

 

Água no centro de Cascais

Ribeira das Vinhas

 

 

 

Esta fotografia é extremamente rara e é onde presentemente está a Alameda dos combatentes da grande guerra (rua que liga a baía de Cascais ao centro).

A água que aqui se vê é  a Ribeira das Vinhas. Esta zona foi toda tapada após as cheias em Cascais de 1983 de que também dispomos de dezenas de fotografias.

 

 

Rei D.  Carlos na praia

d-carlos-praia-cascais

 

 

 

Esta é mais uma fotografia do rei D. Carlos na praia, em Cascais

 

 

 

 

Antigas termas do Estoril

termas-estoril

 

 

As antigas termas do Estoril – As propriedades termais das águas do Estoril já são conhecidas desde o  ano de 1880, ao longo dos anos foi sendo vendida e reconstruída e esta foto parece ser da época em que as termas se passaram a chamar “Hotel do parque” por volta do ano 1930.

 

 

 

 

 

Deixo-vos agora mais de cinquenta fotografias extremamente raras de Cascais antigo: