a camera certa para fotografia

  • 0

a camera certa para fotografia

Já me perguntaram dezenas de vezes qual é o melhor equipamento para me tornar um bom fotografo? Qual a camera certa, que lente utilizar etc?

A resposta é simples, a máquina que tem no momento. Quanto mais caro e sofisticado for o nosso equipamento maiores se tornam os nossos recursos, mas o importante é tirar o melhor partido possivel dos recursos que temos actualmente.

Existem diversos tipos de máquinas fotograficas, as mais comuns são as:

Compactas O tipo de máquina fotográfica mais utilizado é a compacta digital. Destinada ao uso frequente, a compacta é muito fácil de transportar graças ao seu peso e dimensões reduzidas. Pode levá-la consigo para todo o lado, cabendo facilmente em quase todos os bolsos! Festas, retratos, paisagens… não lhe escapará nada. O seu formato é particularmente indicado para tirar fotografias nas férias, no esqui ou na praia, por exemplo. Assim, não perderá nenhum momento.Nikon coolpix a camera certa

A oferta de máquinas fotográficas compactas é extremamente vasta. Quer seja amador, fã ou mesmo profissional, encontrará um máquina que corresponda às suas necessidades. As compactas dividem-se em dois grupos: compactas e ultra compactas. Estas últimas distinguem-se pelo seu design, linhas elegantes e peso muito reduzido.

Bridge Combinação da compacta e da reflex, a bridge possui funcionalidades diferentes. Tal como a compacta, a bridge é dotada de um ecrã situado na parte de trás da máquina e de uma objectiva fixa. Mas a sua principal vantagem consiste no seu zoom, muito potente, que pode atingir 20x. Poderá encontrar, por vezes, o termo “superzoom”. Assim, não estará limitado, nomeadamente, para tirar fotografias de longe de paisagens e grandes planos, retratos ou flores, por exemplo.a camera certa - Camera Bridge Lumix FZ35

A bridge é ideal para os fotógrafos que procuram uma máquina eficaz, parecida com uma reflex pequena, mas mais simples de utilizar que uma máquina reflex. Apesar de ser maior do que uma compacta, geralmente, a bridge não possui mais que 400 gramas. A bridge destina-se também a todo o tipo de utilizadores.

Reflex A reflex digital é uma máquina dotada de um visor óptico. Com as suas objectivas amovíveis e regulações manuais, a reflex oferece-lhe possibilidades de utilização quase ilimitadas. Outrora reservada aos profissionais, a reflex digital é hoje em dia utilizada por quase todo o tipo de utilizadores. Os fãs amadores (reflex para amadores), os peritos (reflex para peritos) e os profissionais (reflex para profissionais) encontram nesta gama de máquinas fotográficas as que correspondem às suas necessidades para tirar vários tipos de fotografias com uma qualidade de imagem e precisão excepcionais.a camera certa - Camera Nikon D300s

Se não é profissional e apenas deseja uma máquina fácil de transportar que toda a familia possa utilizar fácilmente a escolha deverá ser uma máquina compacta.

Se quer ganhar mais algum controlo sobre as suas fotos e ter um bom zoom tem as bridge que tambem são utilizadas por alguns profissionais.

Caso tenha o “bichinho” da fotografia, procure uma camara para tirar fotos em condições muito especificas ou seja um profissional e as bridge já sejam insuficientes para o seu trabalho ai terá a opção das reflex que já são mais caras e tambem necessita de comprar lentes.

O “material” para um fotografo não é apenas a máquina, também vai precisar de Flash, cartão de memória, acessórios, lentes, bolsas de transporte etc.

 

Este foi o primeiro artigo de uma série deles que vou fazer acerca de equipamento fotográfico.

Pode ver mais artigos meus no meu BLOG

Ou se preferir ver umas fotografias para descontrair na minha GALERIA

E se ficar convencido com aquilo que viu e precisar de um fotógrafo ao seu serviço em Cascais não hesite em Contactar-me

 

Comenta com o Facebook

Leave a Reply