compreenda a exposição, velocidade, abertura

  • 0

compreenda a exposição, velocidade, abertura

 Exposição, velocidade, abertura a sua relação num só gráfico

exposição, velocidade, abertura

 

Mesmo aprender apenas o básico de fotografia exige algum trabalho, uma das ideias mais complexas é a da relação entre o ISO, a velocidade e a abertura da sua câmara.
Isto porque apesar de serem 3 conceitos completamente diferentes, quando trabalham juntos complementam-se permitindo criar efeitos “especiais” muito avançados nas fotografias, dando até a impressão de as imagens terem sido editadas com algum software de edição de imagens como o Photoshop.

O software de edição de imagens é tão importante para um fotografo profissional, como para um fotografo amador que apenas faz fotos para o seu blog.

Mas, se a fotografia em que estamos a trabalhar não tem uma boa base (composição/exposição) existe muito pouco que qualquer software possa fazer por uma má foto.
Neste post deixo-vos um gráfico muito interessante que encontrei num blog Alemão acerca de fotografia.
Neste gráfico podemos verificar como estes três elementos ISO, velocidade do obturador e abertura se relacionam e ficar com uma ideia de como a fotografia final vai ficar se aumentarmos o ISO e a abertura simultaneamente.

Para conseguirem usar as informações deste gráfico, tem de usar a sua camara em modo manual, pois em modo automático ela vai ajustar estes valores de acordo com os seus dados pré definidos.

Campeonato do Mundo de Esgrima artística, EstorilPor exemplo nesta foto, o que fiz para criar a sensação de movimento foi diminuir a velocidade do obturador o que causa o efeito de deslocação

Reportagem fotográfica, CarcavelosJá nesta foto o que fiz foi deixar uma abertura muito grande, por exemplo f2.8 para realçar a pessoa em foco e desfocar o fundo.

Miguel Angelo nas festas do mar em CascaisQuando estamos a fotografar em locais com muito pouca iluminação podemos aumentar o ISO para dar mais claridade à fotografia, neste caso é uma fotografia tirada ao cantor Miguel Angelo, durante uma actuação nas festas do mar em Cascais. As condições de luz durante um concerto de noite são sempre muito fracas, por isso aumentem o ISO e utilizem uma grande abertura. A velocidade não convém descer muito para não ficarem com as fotografias desfocadas.

Espero que já saibam um pouco mais acerca da exposição, velocidade, abertura e que o artigo principalmente a imagem vos seja muito útil.

Se precisam de um fotografo para fazer a cobertura do vosso evento ou de alguma festa, verifiquem os meu Serviços AQUI e aproveitem para ver mais umas fotos no videoclip por baixo.

Comenta com o Facebook

Leave a Reply